Doces Portugueses confira os 5 doces mais famosos na culinária Portuguesa

Doces Portugueses confira os 5 doces mais famosos na culinária Portuguesa. Nós aqui do site Nossa Receita, estamos te trazendo as delicias da culinária portuguesa, de fato, é quase que uma missão impossível elencar os melhores doces na culinária Portuguesa. Mesmo sendo difícil, separamos os 5 doces portugueses mais famosos.

Quem já visitou Portugal teve a oportunidade de conferir que a cada esquina surge padarias e confeitarias irresistíveis. Lugares com muitas variedades de doces portugueses que só de olhar dá agua na boca.

Para te ajudar na degustação quando você estiver em Portugal, separamos os 5 doces portugueses mais famosos. Então, vamos lá descobrir que os doces que separamos da culinária portuguesa.

doce português
Doces Portugueses / Foto Canva Pró.

5 Doces portugueses mais famosos:

1º Doce português mais famoso: Pastel de nata

Inegavelmente, o pastel de nata deveria ser colocado como o primeiro doce português mais famoso neste artigo.

Ele é o doce típico mais consumido pelos portugueses que pode ser facilmente encontrado em muitas confeitarias, padarias e pastelarias em Portugal. Sem sombra de dúvidas, o pastel de natal geralmente é acompanhado com um cafezinho quentinho.  

Aqui no Brasil, esse doce é comumente conhecido como Pastel de Belém e não Pastel de nata. Isso porque a famosa receita desse pastel foi feita na Pastelaria de Belém. Uma criação de um pasteleiro do Mosteiro dos Jerónimos.

2º Doce português mais famoso: Ovos Moles de Aveiro

Antes de tudo, Aveiro é uma cidade que fica aproximadamente 75km do Porto. Esse doce não é só famoso em Aveiro, mas em todo o país.

Ovos Moles de Aveiro foram criados nos conventos por volta dos séculos XV e XVI. Sua receita é composta por gema, água e açúcar e é envolvida por uma película com temas de marinhos como conchas e peixes.

Por fim, uma curiosidade interessante é que este doce não pode ser feito por qualquer pessoa em Portugal, mas precisamente em Aveiro. Nesta região, foi formada a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro.

E nesta Associação criou um caderno de especificações dos Ovos Moles de Aveiro com regras para sua produção e venda.   

3º Doce português mais famoso: Travesseiro de Sintra

Esse típico doce português não pode ficar de fora na sua próxima viagem à Portugal.

Travesseiro de Sintra é feito por uma massa folhada coberta com açúcar e recheada com amêndoas e cremes de ovos.

Ademais, você pode provar esse doce na Piriquita que é a principal fábrica de Travesseiro de Sintra que foi fundada em 1862. Essa fábrica fica localizada na Vila Sintra.  

4º Doce português mais famoso: Rabanada

De fato, a Rabanada é um dos doces portugueses mais famosos e consumidos no Natal em Portugal.

Contudo, se você não quer esperar chegar o natal português para consumir essa iguaria, pode prová-la no Majestic Café que fica no Porto.

Neste local, a Rabanada é feita e vendida todos os meses do ano, não só em dezembro. A grande diferença da nossa rabanada com a dos portugueses, é que a Rabanada portuguesa vem com uma cobertura de doce de ovos.

Além disso, a famosa Rabanada portuguesa vem com frutos secos e canela. Outro local que você pode experimentar este doce é no Café Guarany.

5º Doce português mais famoso: Pastel de Feijão

O último doce que separamos para você foi feito em Torres Vedras no final do século XIX. De fato, um dos doces mais famosos de Portugal.

D. Joaquina Rodrigues foi o autora original da receita de Pastel de Feijão e ela preparava esta receita somente para pessoas que fazia parte do seu círculo privado.

Em suma, o delicioso Pastel de Feijão tem como base a amêndoa e o feijão branco cozido.

Informações finais sobre o artigo: Doces Portugueses

Em suma, esses foram os top 5 doces portugueses que separamos para você neste artigo.

Realmente foi muito difícil escolher esses doces, porque há inúmeros doces deliciosos que precisam ser experimentados quando você estiver em Portugal.

Por fim, lembrando que temos no blog mais artigos sobre as culinárias pelo mundo. Clique aqui e confira a culinária francesa.