Despensa pequena organizada, veja dicas infalíveis

Manter sua despensa pequena organizada é uma tarefa de alta manutenção, especialmente se for uma despensa pequena.

Com espaço limitado, é preciso ser ainda mais cauteloso, pois qualquer coisa fora do lugar pode dificultar o acesso a alguns alimentos, dificultar a navegação e fazer com que os pacotes “ocultos” expirem.

Para evitar desperdiçar ou consumir itens fora do horário certo, é fundamental aprender a organizar sua despensa: comece pelas dicas abaixo!

Veja como deixar a Despensa Organizada
Imagem Google

1) Não subestime o tamanho da despensa nem a quantidade de objetos

Se você tem uma despensa pequena em casa, o processo de organizá-la deve começar no mercado: compre apenas a quantidade de alimentos que cabe no espaço de armazenamento.

Como resultado, é mais fácil organizar e manter a ordem na despensa.

Além disso, comprar comida suficiente sem exagerar pode ser uma boa tática para evitar o desperdício, pois ela será consumida mais rapidamente e não estragará.

2) Comece a organizar uma pequena despensa limpando o interior dela

Para evitar danos à conservação dos alimentos, sua despensa deve estar sempre limpa, arejada e ao abrigo do sol.

Isso significa: iniciar a reorganização retirando tudo, verificando os prazos de validade e limpando os armários e prateleiras. Você pode usar flanela ou um pano universal com detergente para obter o resultado desejado.

O ideal é fazer esse tipo de limpeza profunda a cada duas ou três semanas, dependendo da sua rotina.

Manter o potinho Evita Mofo no espaço também pode ajudar a conservar alimentos que ficam armazenados por mais tempo, principalmente para quem mora em áreas úmidas.

3) Para garantir uma despensa organizada, separe e agrupe diferentes tipos de alimentos

Para começar, você precisará separar seus itens por tipo de embalagem. Por exemplo, um pacote de farinha de trigo pode ficar junto de outros alimentos “pesados” como arroz, açúcar, café, fubá, feijão e outros.

O truque é coletar os que podem ser empilhados sem danificar a opção inferior. A mesma lógica funciona para alimentos mais frágeis, como embalagens de macarrão.

As latas (por exemplo, milho, ervilha e leite condensado) também devem ser agrupadas e organizadas de maneira ideal: colocando as maiores na parte de trás, enquanto as menores na frente, facilita a visualização e o consumo de tudo o que está disponível no armário.

Além disso, empilhar latas também pode ajudar a aproveitar ao máximo o espaço dentro da despensa.

Esse tipo de divisão facilita encontrar os itens que você precisa para o dia a dia sem fazer bagunça.

4) Otimize o espaço com várias caixas e organizadores

Os organizadores podem ser grandes aliados na hora de manter sua despensa pequena organizada. Ao criar divisões e novos espaços de arrumação, ajudam a tirar o máximo partido de uma prateleira ou armário.

Além disso, as caixas organizadoras transparentes podem ser uma solução para guardar embalagens pequenas, como caixas de biscoitos e sucos (itens muito comuns nas despensas de casas com crianças).

Recipientes transparentes e herméticos também são uma boa opção para armazenar uma variedade de alimentos, de biscoitos a alimentos como arroz, feijão e outros grãos.

Nesse caso, marcar os vasos de flores também pode ajudar na visualização.

5) Depois de organizar a despensa, procure mantê-la organizada

Todas essas dicas podem te ajudar a conquistar uma despensa organizada, mas para mantê-la assim é preciso manter a ordem no seu dia a dia, mesmo quando ela está vazia.

A utilização do espaço continuará assim a ser eficiente e prática. Estabelecer o local “certo” para os diferentes tipos de alimentos ajuda muito, pois bastará colocar a nova embalagem no melhor lugar na hora da reforma.

Deixe um comentário