
Culinária Francesa, conheça sobre sua história característica e curiosidade. Nós aqui do site Nossa Receita, estamos trazendo para você este artigo que traz muitas curiosidades sobre a culinária francesa.
Você é fã da culinária Francesa? Acha todos os pratos saborosos, mas gostaria de aprender mais sobre essa gastronomia? Neste artigo, falaremos sobre a história, característica e curiosidade sobre a gastronomia francesa.
De fato, a França possui inúmeras atrações culturais, cenários históricos e muitas paisagens naturais bem expressivas. Todavia, muitos turistas quando visitam o país querem conhecer mais a sua culinária. Afinal de contas, a culinária Francesa é responsável por muitos pratos mais consumidos pelo mundo. Então, vamos lá conhecer mais sobre a famosa culinária francesa e suas características.
Primeiramente, cabe ressaltar que durante a Idade Média, a França era referência no continente europeu.
Os pratos franceses influenciaram a criação de outras grandes culinárias como a Italiana e a Portuguesa.
Contudo, até a presente data, não existe uma só origem da culinária francesa, mas na realidade três teorias. A primeira teoria da sua origem vem dos celtas que viveram no território francês por séculos até a expansão do Império Romano.
Para os celtas não podiam faltar bons vinhos e eles transformavam as refeições em banquetes. Além disso, ele preparavam carnes assadas de diferentes pontos e guarnições que eles cultivavam.
Já no sul da França a gastronomia mediterrânea se tornou uma influência na gastronomia francesa. Tendo como base os peixes e os frutos do mar de cada época do ano.
Por fim, a terceira e último teoria da origem da gastronomia francesa está relacionada a Normandia que ficava no norte país. Esta região era historicamente conhecida pela sua pecuária, principalmente o gado leiteiro.
Por conta dessa cultura do leite, a região incorporou o leite e seus derivados em muitas receitas e tornou-se uma grande exportadora de queijos.
Inegavelmente, a culinária francesa tem seus sabores marcantes e dentre eles estão as ervas aromáticas que são utilizadas na preparação de alguns pratos. Além disso, a presença das ervas nos pratos servem para harmonização entre pratos e bebidas.
Outra característica marcante na gastronomia francesa é a pâtisserie que quer dizer confeitaria. A pâtisserie ganhou grande destaque no reinado de Luís XVI e Maria Antonieta.
Dessa forma, ao visitar a França, você encontrará uma infinidade de comidas gostosas com sabores, formatos e cores diferentes. Tudo para você ter uma experiência única no seu paladar.
Inicialmente, uma das curiosidades mais marcante na gastronomia francesa está relacionada ao consumo dos alimentos.
Por exemplo, os pães são servidos não só na entrada, mas também nos pratos principais, em caldos e molhos.
Outra curiosidade na gastronomia francesa são os pratos exóticos que levam caracóis, rãs e até pombos.
Muito mais importante do que simplesmente sentar à mesa e comer, para os Franceses é um evento muito importante. No entanto, existem várias regras de etiqueta, como usar os talheres de forma correta, não repetir, cortar os alimentos de forma correta, não cortar algumas saladas. Geralmente tem 5 servidas por refeição que vai do aperitivo, até o cafézinho, sem alterar a ordem, e dura algumas horas.
Existem chefes de culinária especializados um para cada área como por exemplo: frutos do mar, patês, temperos, sopas…, geralmente são profissionais muito bem conceituados, e valorizados.
Nesta área é muito importante cursos de especialização e estudos, com boas faculdades para formação desta profissão.
No entanto, há 5 tipos de molhos na culinária francesa, que são: espagnole, béchamel, velouteé, molho vermelho e hollandaise, e os outros molhos são apenas combinações.
Muito importantes na cultura e na agricultura da frança, também há algo muito importante chamado, DOC, Denominação de Origem Controlada, que dá o certificado, de que o queijo foi feito dentro dos padrões tradicionais, feitos corretamente dentro das rigorosas regras.
Uma cultura única de cogumelos, por seus túneis subterrâneos, com o clima propício à cultura dos fungos comestíveis.
Iniciou no século passado, e hoje existem apenas 15 fazendas. Antigamente os mineradores, deixavam seus cavalos atados na entrada das minas, e os cogumelos nascem nos estercos, pois o clima era propício.
Esse foi o artigo sobre a culinária francesa, um país que cria pratos que misturam diversos ingredientes. Além de fomentar a criação da alta gastronomia mundial.
Lembrando que temos no blog mais artigos sobre a Culinária pelo Mundo. Clique aqui para conhecer a culinária italiana.
Por fim, se você gostou desse artigo, compartilhe com aquela pessoa que também ama comida francesa.