Armazenar alimentos corretamente. Veja as dicas!

Você sabia que existe uma maneira correta de armazenar alimentos na despensa? Por exemplo, a maioria das frutas e vegetais é melhor conserva-las na geladeira.

Açúcares e cereais devem ser armazenados em recipientes herméticos, se possível, melhor protegidos de possíveis insetos.

Portanto, para te ajudar a organizar sua cozinha, vamos te ensinar como armazenar corretamente ovos, alho, cebola, arroz e muito mais – dentro ou fora da geladeira.

Armazenar alimentos corretamente
Imagem Google

Aprenda armazenar alimentos diferentes: alho

Se quiser conservar o alho por mais tempo, a principal dica é deixá-lo em local bem ventilado, longe da luz direta do sol – pode ser em uma tigela com frutas junto com outros temperos.

Deixe a cabeça de alho inteira com a pele e não coloque na geladeira (para preservar melhor o sabor dos alimentos).

Vale a pena notar que é possível armazenar o alho inteiro sem a pele. Nesse caso, enrole-o em filme plástico e guarde-o em um recipiente hermético na geladeira. Se estiver espremido, deixe-o em um recipiente fechado com um pouco de óleo ou azeite (ajuda a conservar o alimento por mais tempo).

Por fim, você também pode congelar o alho inteiro em recipientes. Deixe-os no congelador e retire-os antes de usar.

Aprenda a armazenar cebolas inteiras ou fatiadas

Assim como o alho, as cebolas devem ser armazenadas em local arejado e sem luz solar direta (pode ser em uma tigela com frutas).

No entanto, se for fatiar, guarde-o em um pote fechado na geladeira e use-o em até 2 dias. Você também pode cortar as cebolas em pedaços menores, colocá-los em um recipiente e colocá-los no freezer até que estejam prontos para usar.

Os tomates, armazene na gaveta da geladeira

Antes de mais nada, para prolongar a vida útil dos tomates, é melhor armazená-los na gaveta da geladeira com outras frutas e legumes. Você pode deixá-los em um saco limpo, fechado com um nó ou um prendedor.

Uma dica importante também é lavar os tomates antes de usá-los – a lavagem remove parte da camada protetora do vegetal.

Legumes: como armazenar alimentos folhosos

Quando se trata de armazenar folhas verdes como alface, existem alguns truques que você precisa seguir para preservar o sabor e a crocância das folhas.

Para começar, mergulhe os legumes por 15 minutos em uma solução de água e vinagre ou desinfetante vegetal. Após esse tempo, lave as folhas e seque-as bem (é melhor usar uma centrífuga).

O truque aqui é manter as folhas em um pote fechado e intercalar com camadas de papel toalha – a ideia é que as folhas não fiquem todas juntas e sim separadas por papel.

Dessa forma, é possível conservar os alimentos por muito mais tempo e prolongar sua vida útil. No entanto, vale a pena notar que este tipo de vegetal deve ser feito (comer) melhor dentro de uma semana.

Por isso, nossa dica é comprar frutas, verduras e legumes toda semana para que você coma sempre esses alimentos frescos.

Veja como armazenar alimentos como cenouras na geladeira

Cenoura, batata, inhame – raízes e tubérculos em geral – devem ser guardados na gaveta de baixo da geladeira, que é um pouco menos refrigerada que a de cima.

Para isso, nossa dica é primeiro remover o excesso de sujeira dos alimentos com uma escova ou até mesmo um pedaço de palha de aço. É assim possível remover, por exemplo, resíduos de sujidade sem ter de lavar.

Após a escovação, guarde as cenouras em um saco plástico, feche com um nó e coloque na geladeira. Para uma melhor conservação dos alimentos, o ideal é lavá-los somente após o uso, certo?

Como armazenar ovos corretamente

Para começar, nada de deixar ovos na porta da geladeira, ok? Estão assim expostos a frequentes mudanças de temperatura, que podem estragá-los mais rapidamente.

Idealmente, você deve armazená-los em um porta-ovos na primeira ou segunda prateleira, que é melhor refrigerado.

Outra dica importante é nunca lavá-los ou limpá-los antes de guardá-los, pois isso pode remover um pouco da camada protetora de sua concha. Não há nada de errado com isso!

O arroz, armazene em um recipiente hermético

Na hora de armazenar grãos, cereais e farinhas, outra dica é contar com a ajuda de latas hermeticamente fechadas.

Em particular, depois de abrir um saco de arroz, você deve transferir imediatamente os grãos para um recipiente desse tipo. Isso porque esse alimento – como macarrão, feijão e outros alimentos básicos – tende a atrair mariposas e outros insetos.

Ou seja, se não for bem guardado na despensa, certamente aparecerão bichinhos indesejados.

Deixe um comentário